Logo Centro de Vida Madre Clarice

Madre Paulina - Congragação das Irmãzinhas da Sagrada Conceição

Calendário dos Retiros Terapêuticos

Informações sobre o investimento

O que levar ?

Óleo de coco

Nós compramos dois sacos de coco seco porque queríamos fazer bastante óleo.

COMO FAZER

1. Tirar a água;
2- Para melhor tirar a polpa, colocar os cocos  enchendo o forno elétrico deixando aquecer até mais ou menos meia hora;  Tirar do forno e deixar esfriar. Assim a polpa se desprende melhor;
3 –  Cortar em pedacinhos e passar na centrífuga. Vai sair um óleo como leite. Coar este leite que já é o óleo extra virgem. Colocar em vidros de maionese e deixar sempre na geladeira pois pode fermentar. Este óleo pode substituir a margarina ou manteiga e também, pode ser usado no lugar do leite com café ( fica muito saboroso) e pode usar na comida, ou  como quiser.
4 – O bagaço que saiu da centrífuga pode misturar com a água do coco mexer bem com as mãos e passar novamente na centrífuga, sai um segundo leite que colocado num vidro vai decantar. Pode tirar a água com uma mangueirinha ou tirar com colher a parte de cima e fica no vidro só a água;
5- Se ainda quiser, pode lavar mais uma vez o bagaço com água, coar ou passar na centrífuga, deixar decantar e aquele ultimo óleo pode levar ao fogo e apurar como fritar torresmo Este óleo não satura e pode ser deixado fora da geladeira e usar na comida.
6  É claro que pode apurar todo óleo mesmo o extra virgem e usar como óleo.O bagaço neste caso pode secar ao sol e usar nos mingaus, etc.

Um segundo procedimento:

a) Em vez de passar  na centrífuga, passar o coco no liquidificador com água natural;
b) Coar, espremer num pano
 deixar decantar num balde transparente,
- Tirar a água com uma mangueirinha;
c) Fritar numa panela ou tacho. Está feito o óleo para cozinhar, passar nos cabelos, etc. etc.
Qualquer dúvida pode perguntar pois estamos produzindo o óleo para consumo e muito especial.